Recordo-me com muita nitidez do sentimento de insegurança que tomava conta de todo o meu ser cada vez que me encontrava entre empregos, ou seja, procurando nova colocação.
Explico: como é comum a todos nesta situação, o peso de responsabilidades como filho e /ou pais dependentes, aluguel, escola, alimentação etc é amedrontador!
Era um verdadeiro alívio quando se encontrava um novo emprego. Às vezes, não tão satisfatório profissionalmente quanto financeiramente, mas o importante era não ficar desempregada por longo tempo.
Nos dias de hoje existem vários motivos pelos quais uma boa secretária pode perder seu emprego. Como consultora, convivo todos os dias com excelentes profissionais que, de uma hora para outra, vêem suas empresas fecharem as portas no Brasil, formaram joint ventures ou simplesmente promoverem enxugamentos para garantirem mais algum tempo de sobrevivência.
E por isso que eu digo – perder um emprego não é o fim do mundo, mas pode ser a porta de entrada para algo muito melhor. E que tal aproveitar o tempo de espera para melhorar seus conhecimentos, tais como línguas, informática ou mesmo um pequeno coaching para se conhecer melhor? O custo pode ser mínimo, mas os resultados serão sem dúvida muito benéficos.
Astrid Rizzi
Presidente da Great Start Serviços Ltda. Pioneira no recrutamento e Colocação de Secretárias Multilingües.