Mãe com filho de um mês pode ser uma secretária eficiente? Como sei que posso contar com você todos os dias às oito horas da manhã? E, quando precisar ficar até oito horas da noite para terminar um relatório importante, você poderá ficar?”
Essa foi a pergunta que o entrevistador da Land Rover do Brasil me fez em junho de l958, a qual respondi sem a menor hesitação: “Sim, o Sr. não precisa se preocupar porque meus pais cuidam muito bem do meu filho enquanto eu trabalho”. E era a pura verdade. Com vinte anos e um filho de apenas um mês de idade, era dessa forma que pretendia iniciar minha carreira de Mãe Secretária!
Então às seis horas da manhã eu saia e pegava meus dois ônibus superlotados para chegar num prédio feio e cinzento que se esperava um dia ser o berço da Land Rover do Brasil. Levava comigo minha marmitinha que a minha querida mãezinha, Lea, me preparava todas as manhãs, e lá ia eu feliz porque estava conseguindo ganhar o suficiente para comprar o leitinho SMA, as vitaminas Trivisol, o Calcigenol, as fraldas Johnson (laváveis, é claro), sem falar, no mais importante, que era pagar o aluguel, a luz, a água e fazer as compras do mês no nosso saudoso Peg Pag! Sim, eu era casada, mas meu marido precisava de minha ajuda.
Por isso que quando hoje entrevisto um executivo que me pede aquela assistente especial, multilíngue e multifuncional e ouço “Por favor, não me traga alguém com filhos pequenos”, me dá um sentimento profundo de revolta pois sempre lutei para colocar ótimas profissionais, que saberiam ao mesmo tempo ser mães responsáveis e dedicadas.
Astrid Rizzi
Presidente da Great Start Serviços Ltda. Pioneira no recrutamento e Colocação de Secretárias Multilingües.