Nas cabeças de alguns executivos, ainda hoje a secretária é aquela pessoa que mantém a agenda em dia, os arquivos em ordem, os recados anotados, cumpre ordens ao pé da letra, agiliza cafezinho no ponto, paga contas, marcar consultas médicas e odontológicas e… ainda existe a espécie rara, graças ao bom Deus, que diz às suas secretárias que elas são pagas para agir e não pensar!
Trocando em miúdos: chefes que não conhecem o verdadeiro sentido de aproveitamento de tempo e despertar de talentos. O ideal é quando o executivo e sua secretária – ou como já é chamada nos EE.UU. – sua profissional administrativa, formam uma EQUIPE DE DOIS.
Trabalham em conjunto mantendo-se constantemente informados (e-mail, celulares etc.) das prioridades do ”dia a dia” ou “hora à hora” e do andamento geral dos objetivos a alcançar. Existe respeito mútuo, compreensão e clareza de comunicação entre os dois.
É muito importante quando uma secretária executiva focada no crescimento profissional e pessoal consegue desenvolver suas potencialidades e se vê reconhecida como um verdadeiro braço direito do seu chefe.
Astrid Rizzi
Presidente da Great Start Serviços Ltda. Pioneira no recrutamento e Colocação de Secretárias Multilingües.