Entre os anos l974 e l981, a Great Start Executive Offices & Services Ltda, era a única empresa no Brasil que oferecia escritórios temporários para dar suporte a clientes nacionais e internacionais que quisessem realizar algum tipo de trabalho em São Paulo. Disponibilizamos secretárias multilíngues, máquinas IBM, xerox, telex, enfim, tudo que não podiam encontrar nos hotéis naquela época!
Tive a grande honra de ajudar inúmeras empresas a se iniciarem no país e pretendo agora, que a Great Start vai completar 45 anos de existência, relembrar e partilhar algumas histórias de sucesso, envolvendo marcas hoje muito bem consolidadas no universo corporativo.
Para começar, escolhi um cliente muito especial, Mr. David Godwin, que veio ao Brasil (confidencialmente), representando Uncle Ben´s Rice , do grupo MARS. Um verdadeiro gentleman britânico, de cabelos grisalhos, que desejava um apoio para fazer sua pesquisa de mercado.
Ele me contou que um dia o Brasil teria um novo tipo de arroz, parboilizado, e me deu amostras para experimentar. Também me mostrou vários molhos de salada produzidos na Austrália com o nome Uncle Ben’s, porém disse que isso era um projeto para o futuro.
Não queria ser visto na Great Start, pois caso se encontrasse com outros clientes em nossos escritórios, não poderia se aprofundar sobre sua missão no Brasil.
Passaram-se os meses, telex vai telex vem, e Mr. Godwin sempre solicitava minha ajuda e das secretárias para seus contatos e correspondências.
Um dia, ele entrou na minha sala e com ar cansado me disse:
– Astrid, está muito difícil!
– O que está difícil, Mr. Godwin? Diga-me e então vou tentar tornar essa coisa difícil em algo realizável.
– Preciso encontrar uma plantação de arroz.
– Uma plantação de arroz?
– E não tenho muito tempo…
– Então vamos procurar sua plantação de arroz.
Muito ansioso, ele me mostrou uma lista de nomes, com endereços e telefones de pessoas espalhadas por todo o Brasil, que ele precisava contatar, mas como não falava uma palavra de português, seria difícil saber onde e como começar sua busca.
Foi aí que ofereci para fazer todos os contatos, um a um, pois essa era a nossa missão, ajudar todos os nossos clientes a efetivarem seus negócios.
A lista que a Embaixada do Brasil havia passado continha números de telefones errados, nomes de pessoas já falecidas e assim por diante. Então o trabalho aumentou ainda mais, pois precisávamos atualizar a lista! Passei dois dias com o telefone colado à orelha. Explicava às pessoas que existia uma empresa estrangeira interessada em comprar sua plantação de arroz, que era um negócio muito promissor e tudo o que ouvia eram respostas vagas e negativas. Até que, pasmem, um senhor de idade, no Rio Grande do Sul, se mostrou muito interessado em conversar comigo. Chamei Mr.Godwin para presenciar nossa conversa e fiz todas as perguntas que ele queria saber, tais como que tipo de arroz cultivava, quantos hectares possuía, o tipo de clima da região etc.
O dono da plantação confessou que seus filhos não pretendiam continuar com o negócio e que ele já estava pensando em se aposentar. “O que fazer?”, perguntei para Mr. Godwin. Ele pulou de alegria e pediu uma ligação urgente para seu Head Office , nos Estados Unidos.
Três dias depois, os altos executivos do grupo e o Mr. Godwin foram visitar a plantação, num jato especialmente fretado para a ocasião. Na sequência tivemos reuniões com advogados, auditores, agrônomos e alguns meses depois, o arroz Tio Ben´s chegou ao mercado brasileiro.
Por essas e outras histórias é que nossos clientes dos escritórios temporários, hoje conhecidos como virtuais, sempre diziam que “Astrid goes not the extra mile but the extra ten miles ” e isso sempre foi motivo de muito orgulho para mim!
Astrid Rizzi